top of page

15/03 – 13h30 as 15h30

03 MINICURSOS

 

01 - WORD: O FIM DO CHORO NO TCC

Apresentação das ferramentas básicas do Microsoft Office Word a fim de possibilitar a facilidade de formatação de trabalhos acadêmicos, principalmente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conteúdos abordados envolvem numeração de página, sumário automático, índice de ilustrações, quebra de página, quebra de seção, atalhos, formatação de estilos, margens e referências.

 

02 - KAHOOT: FERRAMENTA PARA A PRÁTICA DOCENTE

Mesclar a tecnologia com aprendizagem ensinando como utilizar a informática na forma de jogo, transmitindo conhecimento e fazendo com que os alunos interajam mais na sala de aula. Pontuando os lados positivos do uso da tecnologia na educação com matérias interdisciplinares.

24 - A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL

A proposta deste minicurso sobre Poluição Ambiental, baseia-se na utilização dos Três Momentos Pedagógicos. Esta metodologia foi fundamentada por Demétrio Delizoicov e José André Angotti no livro Metodologia do Ensino de Ciências (1994), onde busca desenvolver o conhecimento científico, que foi ou será vivenciado em certas situações, pelo uso de informações que despertem um pensamento crítico e reflexivo, passando pelas etapas da Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Essa dinâmica utiliza ferramentas como questionários para observar o desenvolvimento do aprendizado, vídeos que expõem a problemática, apresentação expositiva que aprofundam a teoria, experimentação para um olhar mais prático e rodas de conversa/discussões que fomentam ainda mais a compreensão do tema. Cabe ressaltar ainda que esta metodologia para a elaboração de uma oficina pode ser adaptada de acordo com as necessidades ou limitações onde será aplicada. Além disso, as práticas mencionadas têm como objetivo o incentivo à preservação do meio ambiente, fazendo uma reflexão e avaliação sobre algumas ações do cotidiano que levam risco à vida presente e futura. Desta forma, há o desenvolvimento e o estímulo de comportamentos que promovam a autonomia de pensamentos, com o intuito de identificar se os efeitos dos serviços básicos ou complexos estão contribuindo com a qualidade de vida e com a sustentabilidade como um todo.

 

 

15/03 – 15h30 as 17h30

02 MINICURSOS

 

05 - DO MÉTODO À PRÁTICA: PLANEJANDO AULAS USANDO O TASK BASED LANGUAGE LEARNING (TBLL)        

Este minicurso tem como principal objetivo expor o método de ensino TBLL. A primeira parte do curso será destina a explicação e os teóricos que contribuíram para o seu desenvolvimento, entre eles Neiman S. Prabhu (1987), David Nuna (2005) e Rod Ellis (2018). Após a parte teórica, será exposto exemplos de aulas construídas a partir do método TBLL. Em seguida, os participantes serão convidados a planejarem rapidamente aulas utilizando o método. Por fim, será feito o levantamento dos pontos positivos e negativos do TBLL.

 

07 - CONSTRUÇÃO DE UM JOGO ESCAPE ROOM NO GENIALLY

Atualmente, os jogos pedagógicos são bastante abordados e vem ganhando um lugar de destaque dentre as diferentes modalidades de recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Será proposto um breve conceito de Jogos Pedagógicos, e todas as etapas para a construção do Jogo Pedagógico denominado de Escape Room por meio da plataforma Genially, possibilitando construir os demais recursos ofertados nesta plataforma como apresentações, gamificação, material de treinamento e entre outros. O minicurso irá trazer a construção deste jogo na plataforma Genially que permitirá aos futuros professores desfrutar de mais uma plataforma que possui vários tipos de jogos pedagógicos, dentre eles, quiz, jogos de tabuleiro, caça palavras, sudoku entre outros.

 

15/03 – 19h as 21h

06 MINICURSOS

 

09 - MENTIMENTER NA PRÁTICA DOCENTE

O curso irá tratar de um software online de geração de apresentações com feedback em tempo real. Se trata de uma lousa digital, onde aluno e professor têm contato direto com as informações. É muito usual e prático, e será de grande valia a todos os profissionais.

 

10 - JAMBOARD E O RENDER FOREST: CRIANDO AULAS CRIATIVAS       

Auxiliar educadores e educandos a utilizar duas plataformas que trará facilidade na hora da criação de conteúdo. Sendo eles: Jamboard: quadro branco digital e colaborativo (introdução ao Jamboard; brainstorm com notas adesivo; mapas e diagramas; Jamboard com o Classroom) e Renderforest- criando vídeos com facilidade (introdução ao Renderforest; explicação sobre a utilização de vídeos em sala de aula; criação de vídeo pelo aplicativo).

 

11 - A CONCEPÇÃO DO BULLYING PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentar uma breve história do bullying e seus principais autores, trazer as formas que o bullying pode apresentar, os impactos na vida escolar e particular dos alunos, e algumas formas de evitar ou intervir em constranger nenhum envolvido.

 

12 - PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE BOTÂNICA

Trazer uma breve história das PANC, as formas de uso dessas plantas em povos e comunidades e sua vinculação aos estudos científicos, apresentar as formas de trazer essa metodologia para sala de aula e trabalhar com alunos do ensino fundamental na disciplina de ciência (plantas), utilizando a metodologia de pesquisa. 

 

14 - GAMIFICANDO NA SALA DE AULA

Para a realização do minicurso, serão utilizadas as ferramentas Google Forms e Gather. O Gather é uma plataforma que tem o intuito de ajudar as pessoas a se reunirem em ambientes virtuais, seja criando sua própria sala para a comunicação ou entrando em uma já criada, transformando uma reunião em um ambiente interativo. Os requisitos para a participação são possuir uma conta no Google com acesso ao Google Forms e uma conta no Gather que terá sua instrução de criação logo no início do minicurso. O minicurso será dividido em cinco partes. Sendo elas: Metodologias Ativas, Gamificação, Ferramentas TICs, Inovando o Google Forms e Aplicando o Google Forms. Para a finalização do minicurso, os participantes terão que produzir através do material exibido na historinha do formulário a criação da sua própria história gamificada utilizando algum conceito da sua área de atuação. Caso o participante sinta dificuldade, terá ajuda de um ministrante que vai acompanhar a todo momento para tirar dúvidas.

 

16 - AS RESPONSABILIDADES DO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

A realidade das escolas no que se refere à educação inclusiva para o ensino de matemática é bem diferente do que se é instituído por lei, o que evidencia a distância entre a "teoria" e a "prática" da inclusão escolar. Assim, o presente minicurso tem como objetivo elencar as formas com as quais os professores podem atuar de modo a garantir a inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência, e também evidenciar a necessidade da formação continuada desses docentes para atuação na educação escolar. É preciso que os professores (formados, ou em processo de formação) se sensibilizem com a realidade desses alunos e que busquem adaptar sua prática pedagógica de forma a realmente incluir os estudantes com deficiência no cotidiano da escola, a exemplo da confecção de materiais manipuláveis que possam ser utilizados em sala de aula, como será abordado em nossa temática.

 

 

15/03 – 21h as 23h

06 MINICURSOS

 

18 - MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA          

Este minicurso abordará materiais manipuláveis para o ensino de geometria, seus usos, benefícios e apresentar exemplos e relatos de experiências. Os Objetivos do minicurso são incentivar o público a utilizar os materiais manipuláveis em seus planejamentos e trazer exemplos e inspirações de como aplicá-los nas salas de aula. Pode-se classificar como “Material Manipulável” qualquer objeto que o aluno possa interagir fisicamente e senti-lo, auxiliando na aprendizagem de um conteúdo, alguns exemplos sendo o geoplano, tangram, multiplano, etc. Seu uso pode trazer diversos benefícios, dentre eles o maior foco dos alunos.

 

19 - A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUEST NO ENSINO INCLUSIVO DA MATEMÁTICA

Esta oficina apresentará uma forma de educação matemática inclusiva através de jogos pedagógicos, aprofundando as vantagens de sua utilização na sala de aula como uma atividade recreativa que favorece o comportamento do estudante em ser ativo e espontâneo. Os participantes terão a oportunidade de experimentar o jogo Matemática Quest desenvolvido no Pibid por uma ministrante do minicurso, bem como discutir a capacidade dos alunos resolverem problemas a partir de uma aula dinâmica.

 

20 - LUDICIDADE E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O minicurso tem o objetivo de mostrar possibilidades que promovam a interação entre materiais e atividades lúdicas e a tecnologia. Ao abordarmos a ludicidade, aprofundaremos a temática apresentando a inclusão de gincanas no Ensino da Matemática, trazendo como exemplo uma atividade realizada por duas pibidianas em duas turmas de sexto ano. Outro tema que será abordado no minicurso ministrado será referente ao uso de tecnologias para o ensino dos estudantes, com a apresentação do software Kahoot, que consiste na criação de questionários diversos resolvidos em tempo real pelos participantes. No minicurso será mostrado como fazer o cadastro na plataforma, como fazer o uso do software em si na criação de questionários e sua aplicabilidade, além de realizar o uso da plataforma com os participantes do minicurso.

 

21 - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO

O intuito deste minicurso é relatar sobre as aplicações de atividades desenvolvidas durante o projeto de forma remota, aprendizados (relacionados a softwares ou plataformas) que aconteceram ao preparar e desenvolver essas atividades que podem ajudar outros licenciandos e licenciados, e repassar o conhecimento e dicas sobre o software ou plataforma para os participantes. Os softwares/plataformas apresentados serão: Wordwall para aplicação de jogos online, Jamboard para o uso de jogos e OBS Studio para gravação e transmissão de vídeos.

 

22 - O ESTRESSE E A PROFISSÃO DOCENTE: COMO PREVENIR?

O interesse pelo estudo do estresse no trabalho tem sido crescente na profissão docente, particularmente nos últimos anos. Uma razão para o aumento de pesquisas sobre esse tema está nas repercussões das condições e da organização do trabalho na saúde e no bem-estar dos gestores, docentes e discentes e, em consequência, no funcionamento e na efetividade das organizações. No âmbito da graduação, os alunos estão no caminho para enfrentar toda a realidade que envolve a profissão docente, por conta disso, o intuito dessa oficina é trazer atividades relacionadas a qualidade de vida para estes, correlacionando-as com o estresse, para que este seja prevenido dentro da profissão docente. sendo este o desencadeador de vários outros tipos de problemas de convivência e comportamento e pode ser totalmente prejudicial a saúde mental e física. Estas atividades poderão ser aplicadas durante todo o período discente e futuramente pelo docente, servindo para amenizar situações de estresse que irão de vir pelo decorrer da vida.

25 - OLÁ, MEU NOME É FÍSICA

Muitas vezes, a física no ensino médio é apresentada somente como teorias e fórmulas que só serão usadas em testes e provas, isso faz com que os estudantes acreditem que ela só se resume a isso,  porém o que às vezes não é mostrado a eles é que a física está presente em várias atividades do cotidiano: desde o ato de andar, acender uma lâmpada, até o modo como funciona os automóveis usados diariamente pelas pessoas; a física explica os mais diversos fenômenos do mundo e deve ser mostrada dessa forma aos alunos. Desse modo, esse minicurso tem como objetivo apresentar a importância da física e onde ela pode ser encontrada no dia a dia das pessoas. Ao apresentar essas informações em uma sala de aula, os estudantes se sentem mais próximos do conteúdo e, consequentemente, possuem mais vontade de estudá-lo, porque sabem para que aquele fenômeno serve e sentem à vontade de descobrir como ele funciona. O mundo está mudando, e a educação deve mudar com ele, todo conhecimento ensinado nas escolas pode ser encontrado na internet, então o papel do professor agora é mostrar como os estudantes podem usar aquele conteúdo para transformar o mundo ao seu redor.

 

 

16/03 – 8h as 10h

04 MINICURSOS

 

26 - ATIVIDADES LÚDICAS: USO DO JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A oficina irá discutir a respeito de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino, mais especificamente sobre os jogos lúdicos. O objetivo é demonstrar que as atividades lúdicas ajudam no processo de aprendizagem do aluno, traz engajamento, trabalho em equipe, desenvolve a comunicação, a criatividade, e a possibilidade de montar jogos utilizando materiais simples, encontrados em nosso cotidiano, desmistificando a complexidade de montar e aplicar um jogo em sala de aula. Além de tudo existirá um momento em que os ouvintes irão experienciar um jogo via remoto, Stop da Tabela Periódica para entenderem na prática como um jogo pode ser aplicado, mesmo que a distância. 

 

27 - MODELOS 3D COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Este minicurso tem como objetivo apresentar softwares de manipulação de objetos 3D, como utilizá-los e como integralizar os resultados com o Microsoft Power Point. Serão explorados os softwares Paint 3D e Blender na primeira parte do minicurso, com o objetivo de apresentar suas funcionalidades e possibilidades. Ao final, o Power Point será explorado para a aplicação dos objetos 3D em slides interativos e demonstração de técnicas de transição e animação.

 

28 - DO QUADRO À TELA: DESAFIOS E DISCUSSÕES PARA UMA AULA REMOTA

Atualmente percebe-se que a relação existente entre a educação formal e a formação do conhecimento humano transpõe os domínios da sala de aula e, com mais um espaço que nos foi apresentado neste momento pandêmico, este minicurso tem como objetivo geral a apresentação das estratégias de ensino utilizadas durante o período de ensino remoto e uma análise sobre a aplicação de cada uma, assim como fazer uma discussão sobre a escolha adequada da estratégia ao assunto a ser abordado. No primeiro bloco, o minicurso será dividido em diferentes estações, sendo cada uma, uma estratégia aplicada, onde cada participante deverá interagir para conhecer, discutir, comentar as estratégias expostas e analisar as dificuldades, desafios e vitórias da aplicação durante o período de pandemia e ensino remoto. As experiências serão pautadas na aplicação das estratégias na disciplina de Física no Ensino Médio público. No segundo bloco os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma aplicação para as suas áreas específicas, podendo ampliar a estratégia escolhida, discutir o motivo da escolha e expor aos colegas.

 

29 - EXPERIMENTAÇÃO EM LABORATÓRIO: SUPERANDO O ENSINO REMOTO

O objetivo deste minicurso é instigar outros -futuros- docentes a utilizarem a experimentação para o ensino de química, buscando apontar os benefícios pedagógicos desta abordagem na superação do ensino tradicional. Além de ressaltar a importância dessa metodologia, estimular o uso do ambiente de laboratório na aprendizagem dos estudantes. O minicurso será dividido em dois momentos. Em um primeiro momento, será trabalhado o Planejamento da Atividade, focando os encaminhamentos metodológicos necessários para a utilização da experimentação como metodologia de ensino, os cuidados pedagógicos necessários e as adaptações necessárias no caso do modelo remoto de ensino. Neste momento, será proposto a reflexão sobre um Plano de Aula que contemple os pontos supracitados, juntamente com a produção de roteiros didáticos dos experimentos e de ações como descarte de resíduos, preparo de soluções, entre outras.  Já no segundo momento do minicurso, vamos buscar instruir os inscritos sobre os comportamentos adequados dentro do laboratório, elaborando uma Cartilha de Boas Práticas que os alunos devem seguir para um ambiente seguro de aprendizagem. Nesta etapa, trabalharemos a apresentação dos alunos ao ambiente, o manuseio dos equipamentos, as atitudes e comportamentos essenciais para utilizar o laboratório, tratando o assunto de maneira didática. E por fim, propomos que os docentes aproximem seus alunos do cotidiano laboratorial através da elaboração de Mapas de Risco, ensaios sobre o que fazer e o que não fazer dentro do local, facilitando a apropriação dos hábitos corretos. Por fim, os integrantes do subgrupo destacaram partes importantes dos seus relatos vividos em laboratório com os alunos, para que haja uma reflexão construtiva e primorosa da utilização da experimentação como metodologia.

 

30 - NOVOS CENÁRIOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DIFERENTES FERRAMENTAS DIGITAIS PARA APRESENTAÇÕES ONLINE

O advento da pandemia COVID 19 levou o sistema educacional para desafios gigantes que garantissem a continuidade das aulas e consolidassem o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta proposta de minicurso será apresentar ferramentas digitais para apresentações online. Será realizada uma exposição de diferentes ferramentas para a construção de slides, seja para o trabalho remoto ou apresentações em geral (Canva, Powerpoint online, Flaticon, Slidesgo, entre outros). Também serão apresentados atalhos e ferramentas para facilitação da apresentação pelo Google Meet, assim como edição de vídeos e diferentes plataformas para se trabalhar em aula, seja de forma remota ou não. A proposta sugere democratizar a utilização de ferramentas digitais para estudantes e docentes em suas vivências laborais de ensino.

 

16/03 – 10h as 12h

06 MINICURSOS

 

32 - EXPERIMENTO, CÂMERA, AÇÃO! FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA

O minicurso tem como objetivo principal discutir noções introdutórias sobre como produzir um material pedagogicamente fundamentado, rico em conteúdo e também atrativo. Para tanto, trataremos de tópicos sobre pré-produção, produção e pós-produção, passando pela problematização conceitual da experimentação didática e roteirização pedagógica, por princípios básicos sobre cenário, enquadramento, luz e som, além da demonstração técnica de efeitos gráficos como Chroma Key. Nesta oficina remota de produção audiovisual, com dicas práticas, esperamos contribuir com a formação de licenciandos de todas as áreas, bem como para apropriação crítica da linguagem visual por parte destes futuros docentes.

 

33 - EXPERIMENTAÇÃO E RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM MODALIDADE REMOTA ONLINE

Na conjuntura de atividades educacionais em modalidade remota online, evidenciaram-se desafios à abordagem de conteúdos de Física. No escopo de alternativas, notabilizam-se as atividades educacionais experimentais e/ou com a utilização de recursos computacionais. Entre tais recursos, destaca-se a utilização de simuladores, envolvendo a análise de fenômenos, representações e relações entre conceitos. No que concerne às atividades experimentais, com ou sem aporte a recursos computacionais, denotam-se viabilidades em referência a demonstrações e proposições de utilização de recursos disponíveis nos espaços de discentes e docentes.

 

34 - O USO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA

O minicurso tem a finalidade de apresentar uma proposta para o uso de tecnologias em sala de aula. Existem várias plataformas online que possibilitam a inserção da tecnologia no ambiente educacional, mas a finalidade deste minicurso é aprofundar no uso do Kahoot. O Kahoot é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita o uso de metodologias ativas para o ensino. A partir dela os professores podem criar jogos e questionários interativos. Em um primeiro momento iremos introduzir o conceito de gamificação, como metodologia ativa de ensino. Dessa forma, o conceito de gamificação sempre virá atrelado à ideia de engajamento dos indivíduos, para isso o que se busca é a utilização das dinâmicas, mecânicas e componentes do games a fim de elevar ou até mesmo fazer surgir a motivação intrínseca.  Para concluir este primeiro momento, por meio da plataforma online Mentimeter, será coletado um feedback dos participantes sobre o uso da gamificação em sala de aula, suas vantagens e desvantagens, para gerar uma discussão do grupo.  Em segundo momento, será realizada a parte prática do minicurso, a partir do uso da plataforma online Kahoot. Será apresentada a plataforma, funcionalidades e maneira de usá-la. Além disso, serão mostradas algumas atividades prontas. Por fim, os participantes deverão elaborar uma atividade relacionada à sua área de ensino utilizando a plataforma e, aqueles que se dispuserem, poderão apresentar sua atividade.

 

35 - DINÂMICA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST'S) UM TABU PARA DESMITIFICAR

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há mais de um milhão de recentes ocorrências de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) por dia no mundo e que ocorrem cerca de 357 milhões ao ano. As IST's estão inclusas como uns dos problemas de saúde mais comuns no mundo. Temática essa que demonstra importância para se trabalhar perante a sociedade e por isso o minicurso destinado aos alunos do ensino médio e adultos, com atividade didática pedagógica de duração de 3 horas/aulas, tem como referência as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) além da realização de um experimento no qual os participantes podem realizar em casa utilizando alguns materiais (Copos plásticos, Extrato de repolho roxo, Vinagre e Água) abrangendo reações químicas, atividades e jogos no modelo de Storytelling, como mitos e verdades sobre as IST's, por meio das plataformas Kahoot e Jamboard. Os participantes terão a oportunidade de refletir e sanar dúvidas sobre a prevenção através do uso de preservativos e identificando sua importância, portanto a percepção de que hábitos de prevenção e cuidados podem acarretar melhor qualidade de vida.

37 - CONTEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS AUTÊNTICOS E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA – FUNDAMENTAL II

Pensando no ensino da Língua Inglesa contextualizada com textos autênticos, presente em documentos norteadores de ensino e educação – como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – este minicurso tem como objetivo central abordar as caracterizações e proposições sobre o tema, de forma criativa e prática – com exercícios e construções dinâmicas, além de tratar sobre os tópicos do ensino contextualizado e os textos autênticos. Também serão caracterizadas, de forma prática, abordagens para editar, recortar e/ou didatizar textos, bem como a utilização de sequências didáticas e aspectos sobre a interpretação de textos.

bottom of page